Candidaturas à 2.ª edição do Programa RESTART

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu candidaturas à 2.ª edição do Programa RESTART no dia 09 de abril. O Aviso de Abertura já está disponível.

Portugal é um dos países do mundo que, na área da investigação científica, mais avanços tem conseguido nos indicadores de paridade entre homens e mulheres, existindo, contudo, desigualdades significativas a que importa dar resposta. Nesse âmbito, tendo maior incidência em investigadoras nos ciclos iniciais das suas carreiras, a parentalidade cria desafios adicionais, com impactos que vão da produção científica à gestão de equipas e projetos, até à captação de financiamento.

O programa RESTART procura apoiar um regresso competitivo às atividades de investigação, após o regresso de uma licença parental, procurando minimizar o impacto da parentalidade nos horizontes de carreira e o planeamento de percursos de investigação de investigadoras e investigadores. Visa promover a igualdade de género e de oportunidades nas atividades e carreiras de I&D e o equilíbrio família-carreira, com particular impacto nas investigadoras a desenvolver atividade em instituições nacionais, através do financiamento, em concurso competitivo, de projetos individuais no montante máximo de 50 mil euros, e com uma duração de execução de 18 meses. A 2.ª edição deste programa tem prevista uma dotação orçamental de 1,6 M€.

A 1.ª edição do RESTART (2023) aprovou 31 projetos em todos os domínios científicos, com um financiamento global de 1,5 M€. 30 dos 31 projetos aprovados em 2023 foram submetidos por mulheres.

O RESTART é dirigido investigadoras e investigadores que tenham gozado recentemente de uma licença parental, incluindo por adoção. Abrange ainda, com condições de elegibilidade específicas, licenças parentais partilhadas.

Este programa apoia investigadoras e investigadores na prossecução e desenvolvimento de uma ideia de investigação original e inovadora, com a possibilidade de lhe associar outros recursos humanos e/ou materiais, de acordo com o financiamento disponibilizado e o tempo de execução previsto.

Podem candidatar-se, com o compromisso da instituição de acolhimento, investigadoras e investigadores nacionais, estrangeiros e apátridas que cumpram cumulativamente, à data-limite do período de submissão de candidaturas, os seguintes requisitos:

  1. ser detentor do grau de doutor;
  2. ser membro integrado doutorado de uma unidade de I&D, ou ter um vínculo contratual com um laboratório de Estado;
  3. ter beneficiado de uma licença parental, incluindo por adoção, de uma duração igual ou superior a 120 dias, ou de uma licença parental partilhada, incluindo por adoção, de uma duração igual ou superior a 72 dias, entre 16 de fevereiro de 2023, inclusive, e a data de início do período de submissão de candidaturas (09 de Abril). Com a definição deste período de elegibilidade sequencialmente ao mesmo período da 1ª edição, a FCT garante a não existência de um hiato entre ambas as edições.

O programa RESTART abrange igualmente investigadoras e investigadores detentores de um contrato de bolsa.

O prazo de candidatura à 2.ª edição do Programa RESTART decorre até ao dia 14 de maio de 2024.

Este instrumento de financiamento encontra-se alinhado com preocupações e recomendações do Conselho da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) neste âmbito, sendo Portugal um dos países pioneiros na resposta a estas matérias.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Rodrigo Santos.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Talk @LASIGE, por Haily Merritt (Department of Informatics, Indiana University, Bloomington, IN, United States).

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

Páginas